top of page

Iliopsoas e o estresse


Como e por que alongar este músculo pode ajudar a aliviar o estresse.

lunge pose alonga iliopsoas

Quem já experimentou esta postura para aliviar o estresse? E sabe porque ela funciona para essa finalidade? Porque ela alonga um músculo chamado iliopsoas.

Esse é um músculo muito importante, um dos principais flexores do quadril. É um músculo profundo, considerado um estabilizador do tronco, que atravessa o corpo, partindo das vértebras lombares (psoas maior) e da parte interna da pelve (ílio) e se insere no fêmur.

Ele está ligado aos feixes de nervos lombares e ao ciático; e também conectado ao diafragma pelo tecido conjuntivo ou fáscia. Por isso ele vai influenciar tanto a respiração quanto o medo reflexo.

músculo iliopsoas

Imagem: Long MD FRCSC, Ray. Os principais músculos do Yoga: Scientific Keys Volume I (p. 57). BookBaby. Edição do Kindle

Um estilo de vida acelerado e o estresse geram uma descarga de adrenalina que cronicamente tensiona o psoas, preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de nos proteger. Se mantivermos o psoas constantemente em tensão devido ao estresse, eventualmente, estes músculos começarão a se encurtar e endurecer. O que afetará a nossa postura e as funções dos órgãos que se localizam no abdômen, resultando em dores nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas ou problemas digestivos.

O iliopsoas tenso, envia constantemente sinais de alerta ao corpo, isso pode levar ao esgotamento as glândulas supra-renais e o sistema imunológico. Por outro lado, quando esse músculo está no seu estado normal, temos uma boa amplitude de movimentos no quadril e nas pernas, uma melhor postura, a respiração flui com mais naturalidade e espaço para os órgãos abdominais exercerem as suas funções.

Tudo isso foi trabalhado, estudado, pesquisado e divulgado por Liz Koch e confirmado pelos centros de yoga, mundo à fora.

Deu para entender a importância desse músculo e a sua relação com o estresse? Agora você deve estar se perguntando: se este é um músculo tão profundo, como posso acessá-lo?

Esse músculo desperta na infância quando estamos aprendendo a sentar e caminhar. Uma vez acordado ele se torna constantemente ativo em atividades como ficar de pé e andar.

Apesar desse uso constante, nossa consciência do iliopsoas rapidamente se torna inconsciente. Imagine se tivéssemos que pensar para dar cada passo! Porém, algumas posturas do Yoga podem ser usadas para despertar nossa consciência desse grande e importante músculo. Uma vez que você despertar os iliopsoas, contraia-os ou relaxe-os para transformar e aprofundar seus asanas.

Aspectos Sutis

iliopsoas segundo chakra

Imagem: Long MD FRCSC, Ray. Os principais músculos do Yoga: Scientific Keys Volume I (p. 58). BookBaby. Edição do Kindle

Por estar a associado ao segundo chakra, o swadisthana, o chakra do sacro e ser inervado pelos nervos lombares (1,2,3,4), quando cultivamos a saúde dos nossos iliopsoas, reacendemos nossas energias vitais que se conectam novamente com o nosso potencial criativo.

Em algumas filosofias orientais o psoas é conhecido como o “músculo da alma”, o principal centro de energia do corpo. Quanto mais flexível e forte é o iliopsoas, maior será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações.

Ele seria como um órgão de canalização da energia, um núcleo que nos conecta com a terra, nos permite criar um suporte forte e equilibrado desde o centro da nossa pélvis. Assim, a coluna vertebral se alonga e, através dela, pode fluir toda nossa vitalidade.

Se você gostou desse conteúdo e quer aprender mais sobre anatomia aplicada ao yoga confira o meu curso online:

curso online anatomia aplicada ao yoga

Namastê!

3.937 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page