top of page

Retificação da lordose cervical: como praticar as posturas do yoga.


Esta foi uma pergunta de uma das alunas do curso online de Introdução a Anatomia do Yoga:

‘Olá Fernanda! uma dúvida, como podemos ajudar um aluno que a coluna cervical não possui aquela suave curvatura, está totalmente ereta. o que você recomenda? .'

(a figura A mostra um padrão de cabeça anteriorizada e a figura B uma retificação cervical que é o nosso estudo de caso.)

Primeiramente gostaria de ressaltar que nós, enquanto professores de yoga, não vamos tratar o problema, seja ele apenas um desvio postural ou uma hérnia. Esse trabalho é do fisioterapeuta.

Por isso, em casos em que aluno sinta dor devido a desvios posturais o ideal é que ele tenha acompanhamento de um profissional especializado. E o professor de yoga atue em conjunto com este profissional. É importante investigar as causas desta retificação e levar em consideração a idade do praticante. Tudo isso, pode ser feito por este profissional habilitado.

Dito isto, vamos lá! Como aprendemos no curso, uma coluna saudável deve preservar as suas curvaturas fisiológicas:

  • Uma lordose cervical;

  • A cifose torácica (para proteção de nossos órgãos vitais, pulmões e coração);

  • A lordose lombar;

  • Seguida da cifose sacral (protegendo nossos órgãos reprodutores, útero e ovários nas mulheres, e a próstata nos homens).

A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade da coluna, apresentando assim os músculos anteriores do pescoço encurtados e os músculos levantadores da escápula, esternocleidomastóideo e escalenos enfraquecidos.

De uma forma generalizada podemos dizer que é preciso trabalhar para equilibrar estas forças: fortalecer os músculos enfraquecidos e alongar os encurtados. Sendo assim, vou sugerir algumas posturas do yoga que ajudam neste trabalho.

  1. Trikonasana

  2. Marichyasana

  3. Bhujangásana

  4. Salabhasana e outras posturas em decúbito dorsal para fortalecer a parte superior das costas.

Lembre-se de sempre executá-las com atenção a respiração auxiliando na ação de crescer e criar espaço entre os discos vertebrais.

Encontrei alguns vídeos para ilustrar o alinhamento que deve ser preservado durante as posturas:

Como devemos manter a cervical na postura da cobra (bhujangasana):

Exercícios deitado de costas no chão para tracionar a coluna cervical:

Como executar o movimento correto de flexão e extensão na cervical:

Espero que este material lhe ajude!

E se você ainda é iniciante no estudo de anatomia aplicada ao yoga e quer aprender mais, conheça o Curso OnLine de Introdução a Anatomia Aplicada ao Yoga, para instrutores de yoga com pouco ou nenhum conhecimento sobre anatomia e praticantes interessados em conhecer melhor o seu corpo e aprimorar a sua prática pessoal. Acesse: https://www.ferengelyoga.com/anatomia...

curso Introdução a Anatomia Aplicada ao Yoga

Namastê!

17.152 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page