top of page

Como Fazer Vajrasana: Postura do Diamante / Virasana: Postura Herói Sentado


Categoria: Posturas de Yoga de Joelhos

Virasana é um bálsamo para pernas cansadas no final do dia, bem como uma alternativa ao Lotus para a meditação sentada. Assim como em posturas sentadas, como Sukhasana, Siddhasana e Padmasana, nestas posturas ajoelhadas o objetivo é estabilidade e conforto, como em qualquer ásana. Virasana e vajrasana são posturas excelentes para sustentar a coluna e o crânio de modo a permitir que os sentidos se introjetem em pranayama e meditação.

Como fazer

vajrasana postura do diamante

Vajrasana | Postura do Diamante

Sente-se sobre os calcanhares com o peito dos pés no chão e as coxas unidas.

Eleve o assoalho pélvico, recolhendo o baixo abdômen. Pressione os ísquios contra os calcanhares e as canelas contra o chão, cultivando a firmeza da base.

Afaste os ombros das orelhas procurando ampliar o espaço entre eles. Alinhe a cabeça com o tronco. Focalize o olhar em um ponto no horizonte.

Visualize um eixo de energia que se ergue do centro da Terra e percorre sua coluna alcançando o Céu. Tracione a coluna ao longo desse eixo sutil, ampliando o espaço entre as vértebras.

Enquanto permanece neste ásana, procure perceber como a associação entre a firmeza da base e o alinhamento do eixo o leva a estar centrado em sua natureza luminosa em confiante em si mesmo.

vajrasana postura do diamante com props

Modificações e Props:

Se os seus ísquios, os ossinhos do bumbum, não tocam os calcanhares, sente-se um bolster, almofada ou cobertor dobrado, posicionando-o horizontalmente sobre os ísquios.

Virasana: Postura Herói Sentado

virasana postura do heroi sentado

A partir do vajrasana, apoie as mãos no solo, elevando os quadris, afaste os pés e sente-se entre eles. Centralize a pelve entre os tornozelos. Enraíze os ísquios, as canelas e o peito dos pés. Procure manter a mesma ação do vajrasana para os membros superiores.

Enquanto permanece na postura, respire livremente ao longo do eixo Terra-Céu, atuando sobre a sua coluna sutil, revitalizando-a.

Depois canalize a sua respiração para a base do seu corpo e a região pélvica, acolhendo e dissolvendo os bloqueios e as tensões que possam surgir desta área.

A medida que você dissipa essas tensões vai naturalmente emergindo as qualidades do seu herói interior: manter-se sereno perante os desafios do cotidiano.

virasana postura do heroi sentado com props

Modificações e Props:

Se você sentir pressão ou dor nos joelhos ou tornozelos, sente-se em um bloco, almofada ou cobertor dobrado, posicionando-o entre os calcanhares.

Anatomia do Ásana:

Nas posições ajoelhadas o peso recai sobre os joelhos, as pernas e a parte superior dos pés. Estas posturas costumam ser utilizadas para ajudar a mobilizar as articulações do quadril. Neste caso, a atenção pode ser centrada nas ações das articulações do quadril, dos ossos pélvicos e do assoalho pélvico.

Aqui o quadril realiza as seguintes ações articulares: flexão, rotação medial e adução. É uma posição simétrica, porque ambas as pernas podem fazer a mesma ação. Isso torna essa postura mais fácil de manter.

No entanto deve-se ter cuidado para não sobrecarregar os joelhos que possuem limitada capacidade de rotação.

Neste ásana alongamos passivamente os músculos do dorso dos pés e da perna (extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux*, fibular longo e tibial anterior). O que é muito útil para realizar outras posturas que exigem essa ação de extensão do dorso do pé.

*hálux é o dedo grande do pé.

Benefícios:

  • Cria flexibilidade nas coxas, joelhos e tornozelos;

  • Fortalece os arcos dos pés;

  • Melhora a digestão e alivia gases;

  • Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa;

  • Reduz o inchaço das pernas durante a gravidez (durante o segundo trimestre);

  • Terapêutico para hipertensão arterial e asma.

Contra-indicações: desconforto ou dor nos joelhos, tornozelos ou quadris, experimente as variações com modificações usando os acessórios.

5.079 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page