top of page

Invertidas e menstruação: é indicado fazer as posturas invertidas no período menstrual ?

Atualizado: 11 de nov. de 2021


invertidas e menstruação é indicado fazer neste periodo

Assunto polêmico entre praticantes e professores de yoga: deve-se evitar fazer as posturas invertidas no período menstrual ?!

Não sou contra minhas alunas fazerem as posturas invertidas neste período, desde que se sintam bem com isso, não tenham cólicas, dores, ou quaisquer problemas de saúde relacionados sistema reprodutivo.

Nos textos antigos de yoga também não há nenhuma referência a não praticar no período menstrual, talvez porque mulheres praticando yoga é algo recente, dado que esta cultura já exista há mais de cinco mil anos. Foi em meados do século XX que a prática começou a se disseminar entre as mulheres.

Eu gosto de usar o bom senso, sempre, e acredito que essa é uma escolha pessoal de cada mulher. Por isso vou colocar aqui todas as informações que encontrei sobre o assunto e cabe a você fazer essa escolha. Seu corpo, suas escolhas!

CICLO MENSTRUAL NAS CULTURAS ANTIGAS

"Em várias culturas antigas, o ciclo menstrual feminino era visto como algo sagrado. Lua, sangue e mulher sempre estiveram relacionados, já que a palavra mensis, em latim, quer dizer mês, que está associada aos ciclos da lua. Todo mês, a lua cresce, fica cheia e depois passa pela fase minguante até escurecer completamente. É assim que acontece com o corpo da mulher, que passa por vários ciclos em decorrência das mudanças hormonais.

Em várias civilizações, acreditava-se que o período em que ela ficava menstruada era um tempo para o recolhimento, quando elas se retiravam para realizarem rituais, para se conectar com a essência feminina, com a Mãe Terra e se purificar."

O MOVIMENTO ENERGÉTICO

No entanto a principal razão pela qual nas aulas de Yoga, alguns professores poupem as alunas das posturas invertidas quando elas estão no período menstrual, está mais relacionado a questão energética, ao movimento dos prana vayus .

Prana é a força vital ou princípio vital que tece a criação, mantendo-a coesa através de seu fluxo constante. O prana também circula em nossos corpos através de fluxos ou correntes, que são os prana vayus, sendo eles: apana, parana, udana, samana, vyana. Cada um com sua própria área de atuação no corpo e uma função para a vitalização e regulação das funções vitais dos Sistemas Corporais.

A menstruação é um período de limpeza do corpo, de eliminação de resíduos. Faz parte do Sistema Reprodutivo que é regulado pelo apana vayu. Essa é uma corrente descendente de energia, de cor vermelho-terra, que se origina na altura do umbigo e se move para baixo na exalação. Então se o corpo está num processo de eliminação de resíduos, ficar de cabeça para baixo no período menstrual poderia dificultar a atuação dessa corrente de energia eliminatória.

A POLÊMICA

"Nem todos concordam com a idéia do recolhimento, da reserva durante o ciclo menstrual. O professor de Hatha Yoga Rui Afonso, que faz mestrado sobre Yoga e Menopausa na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acredita que não praticar as invertidas durante o período menstrual é um daqueles mitos de que a mulher não pode fazer várias coisas como lavar a cabeça, fazer esportes, etc. “Faz pouco tempo que o Hatha Yoga começou a ser praticado por mulheres. Naquele tempo, não se sabia muito sobre o assunto e havia muitas crendices sobre menstruação como há até hoje na Índia. Nos principais textos como o Hatha Yoga Pradipika não há nenhuma referência sobre o assunto, logo, acredito que não haja contra-indicação”.

Segundo ele, não há nenhuma diferença na pressão intra-abdominal enquanto se pratica as invertidas, como não tem nenhum aumento significativo na pressão e o fluxo fica interrompido pela ação da gravidade durante o tempo da invertida. Logo quando a mulher volta à posição normal, o fluxo se normaliza. “Eu sempre oriento para minhas alunas a experimentar. Se elas sentirem algum desconforto, melhor que não façam; caso contrário, podem fazer. Para saber mesmo se causa algum problema, só fazendo uma pesquisa científica que comprove os efeitos das invertidas durante a menstruação”, diz.

Os especialistas não têm nenhuma contra-indicação do ponto de vista científico para a prática de invertidas durante o período menstrual. O ginecologista Marco Antonio Lenci, que atende no Hospital Albert Einsten (SP), acredita que qualquer atividade física que traz prazer à mulher é necessária, principalmente quando ela está menstruada. “Caso alguma teoria médica tente explicar e/ou contra-indicar um exercício de Yoga, a resposta que a mulher apresenta na sua prática é a melhor referência. O que fizer bem para a alma, ou seja, para o seu eu, possivelmente fará bem para o corpo”, afirma.

Para o ginecologista Dirceu Henrique Mendes, adepto da abordagem holística nas doenças femininas, que atende na Clínica e Centro de Pesquisa de Reprodução Humana Roger Abdel Massih (SP), não há nenhum problema em praticar Yoga durante esse período. “Na fase pré-menstrual há o predomínio de progesterona, hormônio que leva a mulher para uma vida mais introspectiva e menos social. Deve-se respeitar essa fase não exigindo demais do seu corpo. As posturas invertidas de Yoga não são desaconselhadas”, diz.

Dra. Ruth Clapauch, diretora de cursos do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) do Rio de Janeiro, concorda com os ginecologistas. “Exercícios como o Yoga são bons, porque liberam as endorfinas que proporcionam a sensação de bem-estar. Não há nenhum cuidado especial em fazer invertidas desde que a mulher sinta-se bem, sem dor ou desconforto”. "

SE NÃO HÁ UM CONSENSO...

Informe-se! Estude a respeito. Escute o seu corpo e siga a sua intuição!

Eu sei, você queria uma receita de bolo, que alguém chegasse e dissesse: "Está proibida de fazer invertidas" ou "Pode fazer que não tem problema algum!"

Isso seria bem mais fácil, não é mesmo?! Você se isenta da responsabilidade de fazer uma escolha e se algo der errado, ainda pode culpar a outra pessoa por isso. Só que o yoga, minhas amigas, nos leva há um caminho de autoconhecimento, de expansão da consciência. E quando temos mais consciência não podemos nos omitir da responsabilidade de nossas escolhas.

E SE VOCÊ QUER UMA AJUDINHA PARA APRENDER A FAZER A INVERTIDA SOBRE A CABEÇA...


Conheça o meu Curso Online de Posturas Invertidas, clique aqui!

10.271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page