top of page

O simbolismo de Ganesha


ganesha

Happy Ganesh’s day! Se você pratica yoga, já deve ter visto esta imagem: um menino com cabeça de elefante, ou já deve ter vocalizado um mantra em reverência a Ganesha. Um figura mitológica representa um arquétipo, uma frequência vibracional. E quando vocalizamos um mantra estamos vibrando na intenção de nos elevar e sintonizar com o que este arquétipo representa.

Achei a definição do Sri Prem Baba, uma das melhores que li até hoje sobre o simbolismo da figura de Ganesha:

“Ganesha é o nome de uma frequência divina - uma frequência do Ser que nos habita. Essa energia se manifesta através do chakra básico e tem o poder remover obstáculos e abrir os caminhos. Ganesha representa o poder de realização; o poder do sim para a vida. Quando nos libertamos dos nãos, ou seja, dos obstáculos que nós mesmos criamos para a nossa felicidade, tudo se torna possível. Esse é o poder de Ganesha.”

Todos os anos na Índia celebra-se o Ganesha Chaturthi. Este ano começou em 25 de agosto e vai até 5 de setembro. As celebrações terminam com a imersão de imagens de Ganesha em água. Essas imersões podem ocorrer tanto em rios como no mar, quanto em santuários temporários, chamados de pandals. Em casa, geralmente constrói-se uma imagem de barro de Ganesha.

Vou deixar alguns mantras a Ganesha que eu gosto muito:

1.

Jaya Ganesha Pahimam (3x)

Sri Ganesha Rakshamam (3x)

2.

OM Gam Ganapataye namaha

Jaya Ganesha

Charanam Ganesha

#ganesha #hinduismo #divindades #jayaganesha #ganeshachaturthi #arquétipo #remoçãodosobstáculos #mantra #yoga

2.869 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page