top of page

Preciso comprar um yogamat para começar a praticar?

Atualizado: 23 de nov. de 2020


Yoga mat, tapetinho ou esteira de borracha é um item que torna sua prática de yoga mais confortável. É por isso que a maioria dos estúdios de yoga são equipados com tapetinhos de yoga para emprestar, alugar ou comercializar aos alunos.

Por isso, não ter um mat, não é uma razão para faltar a primeira aula ou não começar a praticar.

Mas pensa comigo: uma bailarina não usa sapatilhas? Um nadador não usa sunga e óculos?

Por isso, sou da opinião que se você realmente gostar e quiser continuar praticando yoga invista na sua própria esteira. Ela simboliza o seu espaço sagrado do yoga, aquele momento só seu, onde você poderá dissolver todas as tensões, se energizar e se centrar.

Não sou adepta do consumismo, por toda a questão social e ambiental que ele gera. Tenho como filosofia de vida o yoga, e praticando aprendi que quanto mais plenos estamos, sentimos menos necessidade de buscar o contentamento, a bem-aventurança em coisas materiais.

O que não significa que vamos para de consumir.

Para viver nós consumimos oxigênio da atmosfera, água das nascentes, luz e calor do sol, alimento da terra….

A natureza nos provê de tudo aquilo que precisamos para a manutenção da vida e da saúde. E se aprendermos a não roubar da natureza e SIM a viver integrados a ela, em uma troca constante e justa, todos os seres poderão ser verdadeiramente livres, felizes e abundantes porque todos nós seremos.


Por isso sou adepta do consumo consciente. Antes de comprar eu me certifico da origem do produto, por quem ele foi produzido, o impacto que ele gerou.


Vamos então as dicas para ajudar você a escolher o seu tapetinho de yoga que eu já posso garantir, faça uma boa escolha e terá um companheiro de prática por muito tempo.


São quatro itens que eu considero importante observar quando for escolher seu yoga mat:

1. ESPESSURA e DENSIDADE. Dê uma "apertadinha" no material, para sentir a densidade. O ideal é que ele não seja fino demais, pois pode machucar as suas articulações, pois no yôga usamos o apoio dos joelhos e mãos no chão. Sugiro mats com 5mm ou 6mm de espessura a alta densidade.

2. SUPERFÍCIE. Ela não deve ser escorregadia. Procure sentir a aderência. Se você transpirar muito, esse deve ser um fator importante a considerar. Outra opção é o uso de uma toalha.

3. TOXINAS. Alguns tapetes de yôga estão cheios de PVC, que é um plástico tóxico com carcinógenos nele. Então, quando for as compras, se você puder opte por um mat sem PVC.

4. QUANTO INVESTIR? Existem yôga mats que variam desde R$ 50 (aquele que você encontra até em lojas de departamentos), até R$ 300. Sim, eu sei, quem não gosta de economizar?! No entanto agora que você já sabe as diferenças entre os produtos pode escolher o que melhor se ajusta ao seu orçamento neste momento.

INDICAÇÕES. Recomendo a marca Yogateria. Se você quiser adquirir o seu com desconto clique aqui:



E use o Cupom: fernanda10


Neste vídeo eu faço a avaliação de dois modelos da marca:






bottom of page