top of page

5 Benefícios do Yoga



Você sofre de insônia? Sente que a ansiedade te domina? Está com depressão? Então saiba que por estes e outros motivos o yoga pode te ajudar. A prática de yoga é muito completa e muito profunda, vou citar apenas cinco benefícios do yoga para você ter uma ideia do por que praticar.


Pessoas que praticam yoga regularmente possuem mais:


  1. Equilíbrio emocional

  2. Saúde física

  3. Força e foco mental

  4. Alinhamento energético

  5. Plenitude espiritual


O yoga possui um acervo de técnicas milenares que se praticadas com disciplina produzem efeitos incríveis em todas as áreas da nossa vida. É a combinação de técnicas como os pranayamas, que visam reeducar a respiração e a expansão da energia vital; os asanas, que são as posturas físicas que desenvolvem força, flexibilidade e consciência corporal; o yoganidra, que é a técnica de relaxamento e a meditação; que produzem os benefícios do yoga.


Existem diferentes linhas de yoga, não existe uma melhor do que a outra, existe sim aquela que funciona pra você. Mas todas nos levam para um mesmo lugar: o caminho do autoconhecimento. E todas concordam que é prática disciplinada que vai te levar a conquista dos seus objetivos.


No meio desse caminho você vai colhendo todos aqueles benefícios citados acima. E eles estão disponíveis para pessoas comuns como eu e você, não precisa ser um monge budista ou um sadhu, que vive isolado nas montanhas do Himalaya.


O que você precisa é tornar a prática um hábito. Mesmo que você pratique apenas alguns minutinhos diários, isso vai fazer diferença na sua vida.


Veja aqui a minha playlist que pode te ajudar a criar uma rotina de yoga:




De todos os benefícios citados acima, talvez os dois últimos possam gerar mais dúvidas ou questionamentos, os outros três são mais claros e evidentes para todos nós, até por estarem mais ligados ao corpo físico e psico-emocional que nos são mais familiares.


Pense no seu corpo como uma casa que nesse momento está abrigando a sua vida neste planeta. A estrutura física da casa é o seu corpo físico. Para acender as luzes desta casa você precisa ligar a energia elétrica, que vai passar por uma série de tubos e fios até chegar as lâmpadas e tomadas. Qualquer problema no meio do caminho pode gerar um curto circuito.


Da mesma forma para levar energia para o nosso corpo físico, temos que alimentá-lo de energia biológica, que no yoga chamamos de prána. O prána está presente em tudo o que é vivo. Por isso a qualidade e quantidade de água, de alimentos que ingerimos e do ar que respiramos, tem influência em nossa saúde.


Existe uma série de canais por onde esse prana circula em nosso corpo e existem também os centros de distribuição de energia que são os chakras. Imagine se um tubo da rede de encanamento da sua casa estiver entupido, o que acontece? A água não escoa. Da mesma forma, se estes canais energéticos, as nadis, estiverem obstruídos, a energia não flui.


Alimentos, pensamentos e emoções tóxicas geram obstruções nestes canais, impedindo que a energia vital possa fluir livremente. A prática do yoga trabalha para liberar, limpar e desobstruir esses caminhos. Além de bombear mais energia para o corpo e ativar o seu poder criativo. Tudo isso promove o alinhamento energético.


Mas afinal quem é esse “ser” que habita essa casa? Somos o nosso corpo físico, somos o corpo energético, somos a nossas emoções, os nossos pensamentos? O yoga nos leva justamente a essa descoberta, nos leva pelo caminho do autoconhecimento.


Muitas pessoas acreditam que nós somos a nossa mente. No yoga entendemos que a mente são as emoções, sentimentos e pensamentos; e que estes são alimentados pelos cinco sentidos, que é como percebemos o mundo a nossa volta.


Mas nós somos a consciência por detrás da nossa mente. A meditação nos ensina isso, a não se identificar com as emoções ou pensamentos criados pela nossa mente.


E isso se dá pela experiência da prática meditativa, é algo que não podemos compreender com a nossa mente, pois a consciência está acima dela, é preciso vivenciar, experimentar o estado de liberdade, união e iluminação. Libertação das ilusões criadas pela nossa mente; união com a sua essência que é paz, amor, bem-aventurança e energia suprema; e a consequente iluminação. Trilhar esse caminho nos leva a plenitude espiritual.


Agora se você quer começar a praticar yoga em casa com segurança, venha fazer parte da minha comunidade de Yoga. Acesse já o curso Yoga para Iniciantes e comece a sentir todos os efeitos desta prática na sua vida.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page