top of page

Posturas de Yoga: sua atuação vai muito além do físico.


O modelo dos cinco koshas e a pratica de asanas.

os cinco koshas

Muito se engana quem pensa que as posturas do yoga atuam apenas no plano físico. Ou que elas sejam um fim em si mesmas. Que atuem apenas para trazer tônus muscular, força, flexibilidade, saúde física de uma forma geral.

Os asanas e todas as demais partes da prática vão muito além disso! O yoga é um caminho de evolução e expansão da consciência em todas as dimensões do ser humano. As posturas de yoga servem como ferramentas ou veículos que nos levam nessa jornada.

Quando vamos fazer uma viagem para um lugar desconhecido nos guiamos por um mapa para indicar o caminho. Da mesma forma, quando vamos mergulhar em nosso ser, utilizamos um mapa que no yoga chamamos de Modelo dos Cinco Koshas.

Esse modelo veio da Taittirya Upanishad de três mil anos atrás, descreve o ser humano sendo composto por cinco koshas ou corpos: (1) físico, (2) energético, (3) psicoemocional, (4) de sabedoria e (5) de bem-aventurança ou espiritual.

Annamayakosha - corpo físico, contempla os sistemas corporais e os cinco elementos.

Pranamayakosha - corpo energético, contempla os Prana Vayus, Nadis e Chakras.

Manomayakosha - corpo psicoemocional, contempla o universo dos pensamentos e das emoções.

Vijnamayakosha - corpo de sabedoria, a capacidade de testemunhar que possibilita a transformação.

Anandamayakosha - corpo de bem-aventurança, que reflete as qualidades espirituais inerentes a nossa verdadeira natureza, Ananda.

modelo de atuação dos cinco koshas

Essas dimensões do ser humano são manifestações, expressões do Ser Real, denominado pela filosofia Sámkhya como Púrusha e pela filosofia Vedanta como Atman. No catolicismo chamado de Espiríto Santo.

Ao longo da sua jornada de evolução o Purusha se reconhece como parte integrante do da Energia criadora de todo Universo. Quando isso acontece, se desfazem todas as ilusões, toda a sensação de separação se dissipa, o Purusha alcança o estado de Moksha, libertação.

A prática de asanas tem a finalidade de transformar, alinhar e integrar todos estes corpos. A medida que o praticante permanece na postura, naturalmente a intenção e o sentimento gerado por ela, vão gradativamente se manifestar. E assim através das posturas podemos desvelar cada uma das dimensões do nosso ser.

Da próxima vez que você esticar o seu tapete de yoga, lembre-se dessa abordagem multidimensional de atuação das posturas!

BeijÔM e boas práticas!

#cincokoshas #dimensõesdoser #oscincokoshas #yogaalémdofísico

1.068 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page