top of page

Yoga em casa: tudo o que você precisa saber para começar

Atualizado: 24 de jul. de 2021

Aqui a gente vai direto ao ponto: para colher os benefícios do yoga você precisa praticar com disciplina e constância. Não adianta fazer uma prática uma vez por semana e esperar que milagres aconteçam!


É duro, mas é verdade!


E por falar em benefícios do yoga, se você ainda não os conhece, recomendo que assista este vídeo:


Dito isso vamos as dicas:


#1 DEFINA UM PROPÓSITO


Recomendo que você pesquise um pouco sobre o que é yoga e os vários estilos de yoga que existem. Isso vai lhe ajudar a definir um propósito para a sua prática. E isso ajuda muito se manter firme na sua jornada de yoga.



#2 O HORÁRIO


Defina um horário para a sua prática.Isso vai ajudar a manter a disciplina. Pode ser pela manhã ao acordar ou à noite após o trabalho. Se você tem filhos, depois de colocá-los para dormir ou antes que eles acordem, ou negocie com seu marido para ficar com as crianças enquanto você pratica. Mas reserve esse tempo para você, para fazer algo que lhe dê prazer. Isso vai fazer a diferença na sua vida. E lembre-se, é um compromisso pessoal, como qualquer outro. Não seja cara de pau de desmarcar com você mesma!


#3 A DURAÇÃO


A prática não precisa durar uma hora, pesquisas já revelaram que 20 minutos diários de yoga podem produzir resultados incríveis a longo prazo. Seja realista, veja o que cabe na sua vida hoje e comece, sem idealizar demais. No meu canal do Youtube tem uma prática para iniciantes com duração de apenas de 10 minutos.





#4 O LOCAL


Praticar sempre no mesmo local é a minha segunda dica para manter a rotina de yoga.

Crie um cantinho para a sua prática, onde você vai desenrolar o seu tapetinho e preferencialmente, onde não será interrompida. Manter esse ambiente limpo, harmonizado por plantas, velas e incenso, ajudam a criar a atmosfera ideal para a sua prática. Afinal, quem não sente vontade de estar num ambiente agradável?! Não use o fato de não ter um "lugar especial" como desculpa para não começar.



#5 O MÉTODO


Observe como você funciona melhor: com aulas em vídeo, áudio ou apenas imagem. Depois organize o ambiente para facilitar a sua vida. Se você vai querer ver a aula pelo computador ou na TV. Se vai imprimir uma ficha de aula ou se vai dar um play na prática guiada. Esse já é um exercício de auto observação e auto estudo. Saiba que o objetivo final do yoga é ampliar a consciência e produzir autoconhecimento.


Abaixo uma das sequências que eu ensino no meu Curso Yoga Diário.




#6 DEFINA UMA PREMIAÇÃO


Quem não gosta de ganhar presentes? Então porque não usar isso de forma consciente a seu favor?!


No yoga a “competição” é você com você mesmo. Não existem ganhadores e perdedores. Mas se você está afim de começar a praticar em casa, já tentou várias vezes mas acabava desistindo por alguma razão, definir uma premiação pode lhe estimular.


Primeiro defina uma meta, por exemplo: quero praticar yoga durante 30 dias consecutivos. Ou quero praticar duas vezes por semana durante três meses. E escolha uma premiação para quando você conquistar esse objetivo. Ah! Precisa ser honesto com você mesmo e não se dar o presente caso não cumpra o que se propôs.


Outra forma é estabelecer uma premiação para os seus filhos ou o seu marido ou esposa; para que eles o apóiem nessa missão. Diga a eles o quanto isso é importante para você e que você gostaria muito de cumprir esse objetivo e que você está disposta a retribuir o apoio deles com um presente no final da jornada. E vocês podem definir juntos o que será esse prêmio.


LEMBRE-SE


Quando cumprimos aquilo que nos propomos a fazer ampliamos uma força interior chamada força de vontade. Ela é criada por você e motivada pela seu desejo de criar o seu futuro. Quando você pensar em desistir, feche os olhos e pense em como você quer se ver no futuro.



Boas práticas!


Com amor,


Fernanda.


171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page