{ Perguntas e Respostas }
Em uma prática pessoal como escolher as posturas para compor uma ordem que seja progressiva?
Para escolher as posturas precisamos utilizar algum critério. Algumas linhas de yoga possuem sequências prontas onde o aluno vai seguindo no ritmo da sua respiração aquela ordem de posturas. O súrya namaskar, a saudação ao Sol, é um ótimo exemplo de sequência progressiva, mas do ponto de vista da movimentação espinal ela é uma prática incompleta, faltam alguns movimentos.
O professor T.K.V Desikshar em seu livro O Coração do Yoga também traz alguns conceitos sobre como montar as séries. Recomendo a leitura. A Yoga Integrativa, criada por Joseph Le Page em 1994, com base no Hatha Yoga, também tem os seus critérios para montar as séries.
Mas o que queremos aqui é aprender alguns critérios para ter autossuficiência, para que além das aulas com o seu instrutor, você consiga elaborar uma sequência de posturas colocando-as numa ordem progressiva.
Vamos tomar como base o tadasana, a postura da montanha, nesta posição a coluna está neutra. Os pés estão tocando o solo e a cabeça voltada para o céu. O tadasana é considerado a posição anatômica do yoga.
Partindo desta posição em pé pode-se iniciar a pratica com:
Posturas de Estabilização
Posturas de Equilíbrio
Saudação ao sol
Todas estas três categorias de posturas podem ser colocadas no inicio da pratica. Não necessariamente neste ordem. Se for para colocar a saudação no inicio da aula, eu prefiro colocá-la com o efeito de estabilizar e depois passo para as posturas de equilíbrio.
Seguimos para as próximas categorias que coloquei numa ordem que considero bem progressiva.
Posturas de abertura pélvica
Posturas de flexão lateral
Posturas de torção
Posturas de apoio sobre os braços
Posturas de flexão para frente
Posturas de flexão para trás
Posturas de inversão
Postura de compensação das invertidas
Postura de descanso - shavasana!
Agora que quero ver você colocar em prática a sua criatividade e começar a criar algumas séries! Coloque uma intenção para a sua prática, um propósito, um objetivo. Pense porque aquilo é importante para você. Lembre-se disso no inicio da prática e durante, sempre que pensar em desistir ou se pegar divagando. E no final agradeça, sempre, por tudo!
Ah! E você lembra que no inicio do texto eu mencionei que o surya namaskar é uma prática incompleta do ponto de vista da movimentação espinal? Na saudação ao sol faltam os movimentos de torção e flexão lateral.
Uma da linhas de yoga que utiliza o critério da movimentação da coluna para criar as séries é o SwáSthya Yoga. Como já fui praticante desta linha, este é um conceito bem incorporado na minha prática de yoga, que para mim faz sentido até hoje. No vídeo abaixo eu ensino os dois critérios utilizados pelo SwáSthya Yoga para elaborar uma prática balanceada.
BeijÔoommm